quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Educação Tecnológica

Professores das séries iniciais, o que pensam?

O que pensam os professores das séries iniciais...
A discussão sobre educação tecnológica com professores das séries iniciais, permitiu uma reflexão sobre o tema. Os professores que aceitaram o desafio tiveram um momento para relato de suas experiências, de repensar as suas práticas e até arriscaram um conceito para educação tecnológica.
Vou apresentar dois conceitos fornecidos pelas nossas entrevistadas, com concepções diferentes.
Um conceito de educação tecnológica
"A educação tecnológica é aquela que prepara um cidadão competente e crítico para todo o ambiente em que vive e não só para o trabalho em si. É uma educação que prepara para a vida, para tomar decisões, integrar conhecimentos. Prepara para agir e não só para reagir, planejar e não apenas executar. Para ter competência no trabalho e diante da vida como um todo.
A educação deve acompanhar o desenvolvimento das tecnologias, criticando e adaptando os conhecimentos às necessidades da produção, porém a educação técnico- profissional não deve permanecer a reboque do desenvolvimento tecnológico, mas procurar situar-se em posições de vanguarda face às mudanças e transformações que acontecem no mundo". (BASTOS).
Veja as concepções de educação tecnológica de duas das nossas entrevistadas.
Concepção da entrevistada 1.
Educação tecnológica: "Não seria as vezes, eu fico as vezes até floriando demais. Não seria aquela educação tecnológica assim, só a base da tecnologia... no computador o tempo todo, o professor é, é respondendo para os alunos através do, num é... É isso? Através do computador, passando email para os alunos dando respostas necessárias para os alunos. Os alunos que de repente, os alunos estão aí na busca, o professor tá respondendo pra eles né, o aluno tá... tipo estudando à distância, suponhamos ele está estudando à distância.Então ele tem um professor pra tá atendendo através do computador."
Concepção da entrevistada 4.
Educação tecnológica: "Olha, educação tecnológica eu acho que seria né, se nós tivéssemos conhecimento pra tá usando o que tem de novo aí."
Eu acho, por exemplo, o caso de quando eu comprei a minha máquina. Eu assentei e peguei o manual e li, entendeu? Eu acho tão mais simples hoje no dia a dia, aquele folheto que vem lá, eu achei muito satisfatório, não tive problema nenhum. Tinha dúvida, voltava lá no manual, entendeu? O manual que a fábrica oferece né?
Eu creio que no sentido geral e da tecnologia aí é esse questão da gente tá trabalhado com o aluno para que ele seja independente, para que ele tenha autonomia daqui pra frente, entendeu? Como usar a escova de dente, entendeu? Abrange a vida toda da pessoa.
Consolação.

DISPONÍVEL EM: http://educacao-tecnologica.blogspot.com/2006/06/professores-das-sries-iniciais-o-que.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário